Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909 em Fortaleza, no Ceará. Era filho de João Eduardo Torres Câmara Filho, jornalista e bibliotecário, e da professora primária Adelaide Pessoa Câmara. Arcebispo de Olinda e Recife, atuou incansavelmente pela defesa dos direitos humanos. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Martin Luther King, dos Estados Unidos e o Prêmio Popular da Paz da Noruega.
Aos 22 anos de idade, Dom Hélder Câmara foi ordenado sacerdote, com a autorização da Santa Sé, pois não completara a idade mínima para ordenação, que era de 24 anos
Aos 22 anos de idade, Dom Hélder Câmara foi ordenado sacerdote, com a autorização da Santa Sé, pois não completara a idade mínima para ordenação, que era de 24 anos.
Em 1936, foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará, cargo que ocupou por cinco anos. Foi um dos organizadores da Ação Católica que atuava junto às pessoas carentes.
Em 1950, Dom Hélder apresentou um projeto ao Vaticano para fundar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A instituição, que atualmente reúne os bispos católicos do país, foi fundada em 14 de outubro de 1952.Leia MaisDesacelere Por que o Domingo de Ramos foi decisivo para Santa Clara?Vamos neutralizar o mal?
Neste mesmo ano, Dom Hélder foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e ali permaneceu por 12 anos atuando nas pastorais, movimentos estudantis e operários, e também nas ligas comunitárias contra a fome e a miséria.
Em 1964, foi nomeado Arcebispo de Olinda e Recife, no Pernambuco, onde continuou sua atuação e se posicionou contra a ditadura. Em 1985, tornou-se bispo emérito. Faleceu em 1999, no Recife - PE.
Venha ser um jovem evangelizador:
Confira a Jovem Mílite de abril:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.