A presença de Francisco foi confirmada pela Basílica de Santa Maria Maior para as Segundas Vésperas do dia 5 de agosto, aniversário de Dedicação e Solenidade de Nossa Senhora das Neves. Durante a celebração, presidida pelo arcebispo Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor da basílica, o Papa vai presenciar a tradicional chuva de flores que recorda o “milagre da neve” em pleno verão do ano de 358.
O Papa Francisco vai participar da edição deste ano, a de número 41, da evocação do milagre de Nossa Senhora das Neves na Basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro basílicas papais de Roma, local onde Bergoglio decidiu que será sepultado devido sua grande devoção a Nossa Senhora. Tudo reforça o vínculo do Pontífice com Santa Maria Maior que ele costuma visitar antes e depois de cada viagem internacional, mas também ainda antes de ser Papa já que, como Francisco mesmo contou em entrevista a uma emitente mexicana de TV em dezembro de 2023, "quando estava em Roma, sempre ia lá nas manhãs de domingo e ficava lá por um tempo".
Festa da Dedicação da Basílica
Por ocasião do aniversário deste ano de Dedicação e Solenidade de Nossa Senhora das Neves, o Papa estará presente nas Solenes Segundas Vésperas do dia 5 de agosto, às 17h30 locais, presididas pelo arcebispo Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor da basílica. Francisco vai presenciar a tradicional chuva de flores que recorda o “milagre da neve” em pleno verão do ano de 358, evento que também será proposto pela parte da manhã do dia 5 durante a celebração eucarística presidida pelo arcipreste da basílica, cardeal Stanislaw Rylko. Ao final do dia, às 19h locais, a missa de encerramento da Festa será presidida pelo arcebispo Emilio Nappa, presidente das Pontifícias Obras Missionárias.
O milagre da neve
O aniversário de 5 de agosto se tornou um evento importante para os fiéis desde o ano 358, quando, segundo a tradição, a Virgem Maria teria aparecido num sonho ao Papa Libério pedindo para erguer uma basílica onde encontraria neve fresca no dia seguinte. Na manhã seguinte, o bairro do Esquilino acordou com neve – em pleno verão italiano – e Libério traçou o perímetro do local para construir a primeira basílica do Ocidente dedicada a Nossa Senhora das Neves.
O evento permaneceu na história como "o milagre da neve". Assim, todos os anos, no dia 5 de agosto, realiza-se uma festa em memória desse aniversário e celebrações solenes em homenagem à Virgem Maria.
Programe-se!
O tríduo de preparação à Festa começa com celebração eucarística no fim da tarde de 2 de agosto. Para a celebração do dia 5 de Solenidade de Dedicação da Basílica que vai contar com a presença do Papa Francisco, o acesso é permitido somente a quem tiver o bilhete gratuito que poderá ser retirado na sacristia da Basílica de Santa Maria Maior nos dias 2 e 3 de agosto, das 10h ao meio-dia e das 15h às 17h.
Fonte: Vatican News
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.