Uma Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida no último sábado, 23 de novembro marcou as celebrações pelos 75 anos da presença da Ordem dos Frades Menores Conventuais no Brasil, reunindo milhares de pessoas com os frades da Província São Francisco de Assis na Casa da Mãe Aparecida.
No início da manhã, na sala Três Pescadores, todos os frades se reuniram com representantes das Paróquias e Serviços Franciscanos de Evangelização para um momento de oração e partilha. Na ocasião, foi entregue uma imagem Fac-símile, réplica da original, de Nossa Senhora Aparecida a cada representante destas instituições.
O coordenador da Comissão de Evangelização, Frei Josemar Bertes Machado, OFM Conv. Falou sobre a escolha da Romaria a Aparecida para coroar as celebrações do Jubileu de Brilhante da Província São Francisco de Assis:
“Quando nós iniciamos este novo quadriênio, uma das moções era que nós realizássemos uma Romaria a Aparecida, com todas as presenças da Província, o pessoal da Bahia, Paraná, São Paulo, aqui na casa da Mãe. Então, por ocasião da celebração deste ano jubilar, decidimos celebrar a eucaristia, que já é um Marco importante, mas também entregar para cada paróquia, cada comunidade, cada serviço, uma imagem personalizada de Nossa Senhora Aparecida. E então, entramos em contato com os Redentoristas que deram todo o apoio para nós realizarmos esse momento. Por isso, hoje, estamos aqui na casa da Mãe, trazendo as comunidades que nós servimos e pedindo novamente que a Mãe nos ensine a cuidar da casa comum”, afirmou.
Frei Josemar também explicou as motivações da entrega da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida a cada Paróquia e Serviço Franciscano de Evangelização:
“Todos nós brasileiros somos devotos de Nossa Senhora Aparecida. E como a nossa província veio da Itália e hoje, majoritariamente, somos brasileiros, nós entendemos que a entrega de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida faz todo sentido, porque São Francisco tinha muito claro a devoção a Nossa Senhora. E nós, como franciscanos e brasileiros, entendemos que um dos pontos fortes para nós aqui no Brasil é o Santuário Nacional. As imagens foram confeccionadas pelas irmãs carmelitas e o manto tem o logo dos 75 anos bordado à mão. Elas bordaram 22 imagens, que serão entregues hoje. Essas imagens vão para as comunidades, fazendo memória desse nosso encontro. Não é só uma entrega de uma imagem, é uma imagem que foi pensada, planejada como convite para que todos os serviços e paróquias nos quais nós trabalhamos possa continuar esse cuidado que nossa senhora teve nas Bodas de Caná. Esse é o nosso objetivo aqui hoje”, concluiu.
Entre os presentes no encontro estava o Franciscano Menor Conventual Dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama PR, que falou sobre os desafios e também de sua alegria em poder celebrar uma data tão especial para a Província:
“O desafio do evangelho é sempre o mesmo, entende? Fazer emergir, trazer à tona o visgo do evangelho. Estamos chegando aqui na Basílica e vendo aquela fila para passar aos pés de Nossa Senhora começando lá em baixo, lá na rua. Então isso é um visgo de aglutinação, a força do evangelho. Eu digo para todo mundo que a maior graça da vida foi ter encontrado São Francisco através desses frades. E hoje aqui com eles em grande número, junto com o povo das paróquias, é algo muito bonito de se ver”, pontuou Dom Mamede.
Após o encontro na Sala Três Pescadores, os participantes da Romaria se dirigiram para a Basílica, onde no altar central foi celebrada a Santa Missa do jubileu de brilhante, presidida por Dom Frei João Mamede Filho, e concelebrada pelos demais frades. No altar, ao redor do presidente da celebração, várias gerações de frades da Província São Francisco de Assis.
O Ministro Provincial, Frei José Hugo Santos falou sobre este momento que coroou as celebrações dos 75 anos da presença dos Frades no Brasil:
“O meu sentimento é de uma gratidão a Deus imensa! Estamos coroando as comemorações desses 75 anos. Ao longo desses últimos 3 anos, nós tivemos, infelizmente, a perda de alguns irmãos, que estão na Glória junto de Deus. Mas, ao mesmo tempo, eu tenho a certeza de que hoje eles fazem uma festa imensa no céu. Eles agradecem a Deus, porque a semente que foi plantada no passado, hoje ela vingou, hoje ela frutificou. O que nós queremos pedir a Deus para os próximos anos é que Ele nos conceda santas vocações e esse espírito apaixonado por Francisco, por Antônio, por Maximiliano, por Clara, pelo evangelho, para que a nossa província tenha muitos e muitos anos de vida”, afirmou.
Ao final da Celebração, no momento da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, os representantes das Paróquias e Serviços Franciscanos de Evangelização entraram em procissão com as imagens e receberam a bênção e envio às suas Comunidades.
A Província São Francisco de Assis
A Província São Francisco de Assis está presente no Brasil há 75 anos. Foi aprovada como “Comissariado da América Latina” juntamente com a Argentina e Uruguai durante o Capítulo Provincial de Pádua no ano de 1955, e erigida como Comissariado Independente no dia 04 de outubro de 1961, com o Decreto do Ministro Geral Frei Basílio Heiser. Em 1970 foi erigida Custódia Provincial no Capítulo Provincial de Pádua, e apresentada como Província São Francisco de Assis no Capítulo Extraordinário de Pádua no ano de 1980, sendo erigida no Capítulo Geral Extraordinário de Assis a 23 de setembro de 1981. Seu 1º Capítulo provincial ocorreu em janeiro de 1983.
No Brasil marca presença nos estados de São Paulo, Paraná e Bahia com um trabalho que vai desde os meios de comunicação como Rádio, TV, Impressos e Internet, bem como paróquias, creche, escola, pastorais sociais, pregação de retiros e com um desafio especial para com as missões dentro e fora do País.
Prepare-se conosco para esta grande festa!
Festival Diga Sim à Evangelização reúne centenas de pessoas
Público se reuniu para celebrar o aniversário de 37 anos de evangelização da Milícia da Imaculada a partir da Grande São Paulo, na Diocese de Santo André.
Milícia da Imaculada celebra aniversário com festival
Festival Diga Sim à Evangelização oferece várias atrações como Shows, Praça de alimentação, Loja MI e Espaço Pequeno Mílite, além de confissões e a celebração da Santa Missa. A cantora Maria do Rosário faz show de encerramento.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.