Igreja

Uma “ajuda tremenda” no sertão da Paraíba

No sertão da Paraíba, a mais de 400 quilômetros da capital João Pessoa, está a Diocese de Cajazeiras. Uma região atingida por secas severas, com um povo que sofre muito as consequências da pobreza

Escrito por MI

16 OUT 2024 - 06H33

Uma região que desafia também a ação evangelizadora da Igreja, sobretudo pela escassez de padres. Com uma área de 14.500 km², a diocese tem quase 10 vezes o tamanho da cidade de São Paulo, mas apenas 80 padres para pastorear todo o povo de Deus. Em média, cada um destes padres é responsável por 7.000 fiéis católicos, espalhados por várias pequenas comunidades.

A situação poderia ainda ser mais difícil se não fosse o trabalho das religiosas. Ao todo, 30 freiras de sete congregações diferentes atuam na Diocese de Cajazeiras. Como a demanda é grande, essas religiosas se tornaram polivalentes no trabalho desenvolvido nas comunidades.

As religiosas na linha de frente da evangelização

Elas rezam com os fiéis, fazem a formação de preparação aos sacramentos, visitam os doentes e os idosos, organizam e impulsionam o trabalho dos jovens, promovem o apostolado vocacional, realizam cursos bíblicos, dão instrução catequética aos novos catequistas e acompanham famílias em situações difíceis, incluindo o acompanhamento de pessoas com dependência química.

“As irmãs estão presentes em várias frentes pastorais. Elas são uma ajuda tremenda, pois ouvem as pessoas e cuidam especialmente daqueles que estão à margem da sociedade e daqueles que foram excluídos dela.” Essas são palavras de Dom Francisco de Sales Alencar, então bispo de Cajazeiras, antes de ser transferido para outra diocese.

A fé move montanhas. E a sua caridade move a missão da Igreja pelo mundo! A ACN conta com você para ajudar na permanência e amparo dessas 30 religiosas da Diocese de Cajazeiras. Ajudá-las é como ajudar a todo o povo sofrido que encontra Deus no trabalho e no amor doado por elas.


Fonte: ACN - Ajuda à Igreja que sofre

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.