O Papa Francisco, ficou impossibilitado de participar da COP28 devido a uma bronquite, mas, nesta quinta-feira pediu aos delegados da cúpula climática que "se concentrem no bem comum e no futuro de seus filhos, e não nos interesses particulares de certos países ou empresas".
Francisco, que completa 87 anos este mês, disse que estava sofrendo de uma forma aguda de bronquite que o impedia de fazer a viagem para a cúpula em Dubai neste fim de semana, por determinação de seu médico.
O papa teve uma série de problemas de saúde nos últimos anos que envolveram internações hospitalares, a última delas em junho. Apesar do problema mais recente, ele continua trabalhando e se encontrando com as pessoas.
"Como vocês podem ver, ainda estou vivo", disse ele em comentários improvisados durante uma audiência com pessoas que estavam em Roma para participar de um seminário sobre saúde e ética.
"O médico não me deixou ir para Dubai. O motivo é que lá é muito quente, e você passa do calor para o ar condicionado, e (isso não é conveniente) nessa situação de bronquite. Graças a Deus não foi pneumonia. É uma bronquite muito aguda e infecciosa", afirmou ele.
Francisco disse que não tinha febre, mas estava tomando antibióticos, confirmando o que o Vaticano informou em um comunicado na última quarta-feira. Durante outra audiência nesta quinta-feira com teólogos, o papa declarou: "Rezem por mim. Rezem por mim, não contra, porque esse trabalho não é fácil. Obrigado".
A cúpula climática COP28 teve início nesta quinta-feira, 31 de novembro. Francisco deveria chegar nesta sexta-feira para fazer um discurso e realizar reuniões bilaterais antes de partir no domingo.
O papa, que fez da proteção do meio ambiente uma das marcas registradas de seu papado, esperava usar a ocasião para renovar seus apelos por ações contra o aquecimento global. Escrevendo na plataforma de mídia social X nesta quinta-feira, o papa pediu aos delegados da COP28 que se concentrassem no bem comum, acrescentando: "Que eles demonstrem a nobreza da política e não sua vergonha".
O cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, presidirá a Delegação da Santa Sé já presente em Dubai por ocasião da Cop28 e fará o discurso do Papa Francisco. No dia 2 de dezembro, ele levará, segundo afirmou aos jornalistas, “a contribuição que o Santo Padre gostaria de dar". No domingo, dia 3, ele irá participar da inauguração, juntamente com o Prefeito para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Ayuso Guixot, do "Pavilhão da Fé".
Com informações do Vatican News
Dilexit nos: A nova Encíclica do Papa Francisco
“Amou-nos”, a nova encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus. O quarto documento de Francisco percorre a tradição e a atualidade do pensamento sobre o amor humano e divino do coração de Jesus Cristo.
Ação Social Franciscana: 650 mil atendimentos por ano
Neste mês de setembro, o Sefras — Ação Social Franciscana, celebra 24 anos de dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis.
As doenças mais comuns na primavera
Acompanhe a edição do Imaculada Notícias desta quinta-feira, 12!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.