Moradores de Palmas, no Tocantins, que tiverem pilhas, baterias, computadores, celular e outros eletrônicos inutilizados podem trocá-los por verduras, hortaliças e mudas de árvores no Instituto Natura Vida.
A ONG iniciou o projeto em 2018 e tem a intenção de incentivar a população a descartar corretamente os resíduos eletrônicos que podem gerar prejuízos ambientais se jogados fora junto ao lixo comum, como explica Cassius Ferreira, presidente da instituição.
“Um resíduo desse de eletroeletrônico ou de eletrodoméstico descartado de forma inadequada, ele pode promover a contaminação do solo, contaminação da água, a poluição do ar, se for pegado ou tacado fogo em algum lugar. Então a gente aqui recebe, armazena e faz parte da cadeia da logística reversa, que é mandar isso de volta pra onde foi produzido para lá ele ser desfeito e isso ser transformado num novo produto.”
Nos últimos seis meses, o projeto coletou cerca de uma tonelada e meia de eletrodomésticos e a expectativa, segundo Cassius, é aumentar esse número.
“A gente estima que a gente já tenha coletado aqui em torno de 1,5 tonelada durante esse período de seis meses. A gente pensa daqui pra frente, no período de um ano, coletar dez toneladas no mínimo.”
O Instituto Natura Vida do Tocantins faz parte, desde o início deste mês, do programa Lixão Zero, do Governo Federal, que pretende solucionar o problema com resíduos sólidos nos centros urbanos.
Quem tiver interesse em realizar o descarte do material junto a ONG e trocar os lixos eletrônicos por vegetais pode buscar mais informações sobre o projeto no site: institutonaturavida.com.br ou pelo whatsapp: 63 98406 3636
Fonte: Radioagência Nacional
Dilexit nos: A nova Encíclica do Papa Francisco
“Amou-nos”, a nova encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus. O quarto documento de Francisco percorre a tradição e a atualidade do pensamento sobre o amor humano e divino do coração de Jesus Cristo.
Ação Social Franciscana: 650 mil atendimentos por ano
Neste mês de setembro, o Sefras — Ação Social Franciscana, celebra 24 anos de dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis.
As doenças mais comuns na primavera
Acompanhe a edição do Imaculada Notícias desta quinta-feira, 12!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.