Saúde

Brincar na terra melhora a imunidade das crianças

As brincadeiras ao ar livre são formas interessantes de reforçar a imunidade dos pequenos, pois o contato com agentes externos faz com que o corpo aprenda a combatê-los. Acompanhe no Imaculada Notícias!

Escrito por Núria Coelho

25 JUL 2024 - 00H00

Uma pesquisa publicada na revista Science Advances confirmou uma “sabedoria” do tempo dos nossos avós: crianças criadas em ambientes urbanos podem se tornar mais saudáveis ao brincar ao ar livre e na terra. Conforme o estudo, sair do cimento para um chão de floresta é capaz de melhorar o sistema imunológico dos baixinhos e baixinhas em apenas um mês.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Helsinque em duas cidades da Finlândia: Lahti e Tampere. Trabalhando com uma população de 75 crianças de dez creches, com idades entre três e cinco anos, os autores observaram de que forma uma mudança no local de brincadeiras foi capaz de alterar a pele e a microbiota intestinal, como marcadores imunológicos no sangue dos participantes.

O estudo partiu do princípio de que, no mundo ocidental, vem ocorrendo um aumento generalizado das doenças autoimunes, aquelas nas quais o corpo ataca a si mesmo por engano. Essa doenças incluem asma, eczema, diabetes tipo 1, doença inflamatória intestinal e esclerose múltipla.

Uma das explicações possíveis para essa tendência, conhecida como hipótese da higiene, afirma que as crianças estão sendo expostas a muito menos micróbios atualmente do que no passado. Isso significa que seus sistemas imunes são menos desafiados e, portanto, mais suscetíveis a cometer erros.

Esse foi o tema do Imaculada Notícias desta quinta-feira (18), com a pediatra dra. Fabiana Hora. Acompanhe!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.