Saúde

Julho Amarelo alerta para o perigo das hepatites virais

As hepatites matam 3.500 pessoas por dia no mundo. O alerta é da organização Mundial de Saúde. Acompanhe no Imaculada Notícias!

Escrito por Núria Coelho

19 JUL 2024 - 14H38 (Atualizada em 22 JUL 2024 - 03H23)

PixaBay

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o número de vidas perdidas devido à hepatite viral está aumentando. A doença é a segunda principal causa infecciosa de morte em nível mundial – com UM milhão e trezentas mortes por ano, o mesmo que a tuberculose, uma das principais causas infecciosas de morte.

O documento destaca que, apesar de melhores ferramentas para diagnóstico e tratamento, e da diminuição dos preços dos produtos, as taxas de testagem e cobertura de tratamento estagnaram. Mas, atingir a meta de eliminação da OMS até 2030 ainda deverá ser alcançável, se forem tomadas medidas rápidas agora.

Novos dados de 187 países mostram que o número estimado de mortes por hepatite viral aumentou de UM milhão e cem mil em 2019 para UM milhão e trezentos mil em 2022. Destas, 83% foram causadas pela hepatite B e 17% pela hepatite C. Todos os dias, 3 mil e quinhentas pessoas morrem em todo o mundo devido a infecções por hepatite B e C.

Os números mostram que, em todas as regiões do mundo, até o fim de 2022, cerca de 13% das pessoas que viviam com infecção crônica por hepatite B haviam sido diagnosticadas, enquanto 3% recebiam terapia antirretroviral indicada para tratar a doença. No caso da hepatite B, 36% foram diagnosticadas e 20% recebiam tratamento contra a infecção.

“Ambos os resultados estão bem abaixo da meta global de tratar 80% das pessoas vivendo com hepatite B crônica e com hepatite C até 2030. Entretanto, eles indicam uma leve, mas consistente melhora no diagnóstico e na cobertura de tratamento da doença desde o último balanço, em 2019”, destacou a OMS.

Os diagnósticos de hepatite B aumentaram de 10% para 13% no período, enquanto o acesso ao tratamento passou de 2% para 3%. Entre as infecções por hepatite C, o diagnóstico aumentou de 21% para 36% e o acesso ao tratamento, de 13% para 20%.

Esse foi o tema do Imaculada Notícias desta sexta-feira, 19. Acompanhe dom o pneumologista dr. Fernando Santella!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.