Fica a Dica

Dica de leitura: Os patins de prata

Entre os clássicos na Europa, um livro encantador sobre valores familiares e educação

Escrito por O Pequeno Mílite

23 JUL 2024 - 16H56 (Atualizada em 23 JUL 2024 - 17H03)

A história se passa na Holanda, durante o século XVIII.

Hans Brinker é um rapaz que vive com seus pais e sua irmã Greta. Todos levam uma vida de extrema pobreza devido à doença do pai de Hans. Anos atrás, uma inundação quase destruíra a pequena cidade onde eles viviam. A cidade fora salva pelo pai de Hans, que era o homem mais forte da comunidade e sustentara o dique sozinho. Entretanto, a força das águas o deixara inconsciente, e mais tarde o incapacitara para o trabalho, impedindo que ele sustentasse sua família.

Além disso, as crianças das prósperas famílias da vizinhança tratavam mal Hans e Greta porque eles eram pobres. Apenas Peter van Holp os tratava normalmente, pois sua família lembrava com gratidão a façanha do pai de Hans.

Como Hans tinha um talento para trabalhar com madeira, a família van Holp encomendara a ele alguns objetos esculpidos e, mais tarde, móveis entalhados. Dessa forma, ele consegue alguma renda para sua família.

Hans e Greta descobrem que um famoso médico, Dr. Bochman, poderia ser capaz de tratar o pai deles, mas ele cobra muito caro pelos seus serviços e tem maneiras rudes desde que perdera sua mulher e seu filho. Ele é convencido a examinar o pai de Hans. O diagnóstico é pressão cerebral, que somente pode ser curada com uma arriscada lobotomia.

Para conseguir o dinheiro necessário para pagar o Dr. Bochman, Hans e Greta se inscrevem numa corrida de patins de gelo pelos canais congelados da cidade, cujo prêmio é um par de valiosos patins de prata. Novamente com a ajuda de Peter van Holp – que empresta aos dois patins antigos, melhores que os patins de madeira que eles possuíam – os irmãos disputam a corrida em condições de igualdade com as outras crianças. Hans vence a corrida e logo empenha seus patins de prata, conseguindo uma boa quantia. Com o dinheiro em mãos, ele procura o Dr. Bochman, que aceita fazer a cirurgia.

A operação no sr. Brinker é um sucesso. Ele recupera sua saúde e sua memória, e resgata um cofre cheio de dinheiro que ele tinha enterrado, o que acaba com a pobreza da família. O Dr. Bochman também se transforma, suavizando suas maneiras e recusando o pagamento pela cirurgia.

A história termina contando o destino dos principais personagens. Os pais de Hans e Greta tiveram uma vida longa; o Dr. Bochman apoia a ida de Hans para a escola de Medicina; Hans cresce e se torna um médico famoso; Greta se casa com Peter van Holp e os dois têm vários filhos, todos os quais se tornam campeões de patinação no gelo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Fica a Dica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.