As Ilhas Fiji, na Oceania, é o primeiro país do mundo onde se inicia um novo dia. Lá há muçulmanos e hindus, mas a grande maioria pratica alguma religião cristã, entre elas o catolicismo. A capital do país, Suva, é uma das maiores e mais sofisticadas cidades do Pacífico Sul, tanto que é ali que está instalada a Universidade do Pacífico Sul. Nessa cidade, encontramos uma igreja dedicada à Nossa Senhora das Vitórias, título que teve origem na França.
Em 1627, na importante cidade portuária de La Rochelle, o protestantismo crescia e se tornava cada vez mais forte. O rei católico Luís XIII e o seu ministro, o Cardeal Richelieu, reuniram o exército para colocar um fim à onda anticatólica que dominava a cidade. A vitória, porém, seria muito difícil, pois os protestantes eram apoiados pela Inglaterra que tinha um grande poder bélico.
Por isso, o rei pediu à sua esposa, a Rainha Ana da Áustria, que convocasse os católicos a rezarem, inclusive fazendo orações públicas, pedindo a vitória da fé católica. E todos começaram a rezar o terço, pedindo ao Senhor, pela intercessão de Maria, a derrota dos protestantes. Também os capelães do exército incentivaram os soldados a se unirem num grande movimento de orações.
Em algumas horas do dia, era possível ouvir a oração do terço e grandes orações de louvor à Virgem Maria, em todas as igrejas de Paris, a capital francesa.
Quando chegou a hora, o rei e o exército avançaram e, surpreendentemente, houve a rendição. Em gratidão por essa tão inesperada vitória, o rei lançou, na cidade de Paris, a pedra fundamental da igreja que ele mesmo chamou de Igreja de Nossa Senhora das Vitórias.
Tudo está interligado
Anatureza nos mantem ligados com as criações de Deus. Os bichos, plantas, rios e todo o espaço em que convivemos nos mantém unidos. Acesse e venha conhecer um pouco mais sobre a nossa Casa Comum.
Uma só Terra para cuidarmos
No dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e para celebrar essa data tão importante, vamos aprender juntos como podemos preservar o planeta com pequenas ações em casa e na nossa comunidade. Acesse!
A santa da caridade
Acesse e conheça com a turma do Pequeno Milite a história de Santa Edwiges. Confira!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.