Também conhecida como Imaculada Conceição de El Viejo, é a padroeira da Nicarágua. Conta a história que, no ano de 1562, durante uma viagem ao Peru, Don Lorenzo de Cepeda se viu obrigado a dar uma parada no porto nicaraguense de El Realejo por conta de uma forte tormenta. Até que a tormenta passasse, ele ficou hospedado na pequena cidade de El Viejo.
Como era um grande devoto, trazia consigo uma imagem da Imaculada Conceição. Por segurança, decidiu guardá-la na igreja paroquial da cidade enquanto estivesse ali.
Aquela bela estátua encantou aos índios e mestiços, que iam diariamente à igreja para admirar a “moça branca”. Aos poucos, a imagem ganhou fama de ser milagrosa.
Ao chegar a hora de voltar ao porto e seguir viagem, Don Lorenzo embalou a imagem e, apesar dos muitos pedidos da população local, levou a estátua consigo. Porém, quando ganhou o mar, veio outra tempestade e o barco teve que retornar ao porto a fim de evitar o naufrágio. Don Lorenzo entendeu aquilo como um sinal de que
a estátua queria permanecer no povoado de El Viejo, portanto, levou-a à paróquia onde estava e doou-a à população local. Feito isso, Don Lorenzo conseguiu seguir sua viagem até o Peru sem grandes problemas.
Hoje, o santuário mais importante do país está erguido na pequena cidade de El Viejo, e todos os anos milhares de fiéis vão até lá prestar sua devoção.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.