Por Paulo Teixeira, jornalista
Ainda seguindo nossa série sobre os países da Pan-amazônia, vamos conhecer o Peru. País que tem muitas curiosidades para nos mostrar e está localizado na América do Sul, abrigando uma parte da Floresta Amazônica, característica que proporciona diversos recursos naturais. Os maiores rios do Peru são o Ucayali, o Marañón, o Putumayo, o Yavarí, o Huallaga, o Urubamba, o Mantaro e o Amazonas. Seu litoral, a oeste, é banhado pelo Oceano Pacífico.
A população peruana de 32 milhões de habitantes é de origem indígena, europeia, africana e asiática. O idioma nacional oficial é o castelhano. As principais atividades econômicas incluem agricultura, pesca, exploração mineral e artesanato.
Machu Pichu é um dos pontos turísticos mais importantes do Peru. Conhecida como Cidade perdida dos Incas, Machu Pichu está localizada numa montanha a 2.400 metros de altura e só foi descoberta em 1911. A cidade é considerada patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Sabe aquela espiga de milho amarelinha que temos aqui no Brasil? Esqueça! No Peru, existe uma extensa variedade de milho, mais de 50 espécies desse cereal, com cores e tamanhos diversificados: vermelho, roxo, malhado, pequenos e gordinhos, compridos e finos e até com grãos gigantes ou pontudos!
Leia MaisColômbiaPedacinho da Europa na América do Sul Conhece o Suriname?Um Brasil e muitos invernos
O País é o sexto colocado como grande produtor do ouro. Geralmente, o metal é encontrado no topo das montanhas, o que dificulta a sua retirada. Ainda assim, o Peru possui em torno de 150 mil quilogramas de ouro.
O futebol é um esporte muito especial no Peru. A seleção peruana disputou cinco Copas do Mundo, venceu duas Copas da América, e os times mais populares do país são: Universitário e Alianza Lima.
A comida típica dos peruanos é bem específica. Um dos principais pratos do País é o ceviche, que inclui fatias de peixe cru, limão, pimenta e cebola. Outro cardápio muito comum lá é o lomo saltado que é preparado com carnes misturadas com tomate e cebola feitos numa frigideira, uma combinação que inclui arroz e batatas fritas. Deu até água na boca, não é?
Um animal bem fofinho, mas nem sempre calminho, é o símbolo do Peru: a Lhama. O mamífero vive nas montanhas, e, quando calmo parece até um bichinho de pelúcia, mas, se estiver irritado é melhor nem chegar perto.
Confira o emocionante vídeo preparado pela Arquidiocese de Lima, no Peru, por ocasião da Semana Santa de 2020:
Opte pelo débito automático e torne-se um colaborador fiel à evangelização:
Clique aqui e fale com a MI pelo WhatsApp
Para uma doação avulsa online agora:
Renove sua consagração à Mãezinha e receba a bênção do sacerdote:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.