Meu Planetinha

Casa Comum

A campanha "Junho Verde" tem por objetivo promover iniciativas de educação e conscientização sobre a relação das pessoas com a natureza.

Escrito por Paulo Teixeira

17 JUN 2024 - 10H07 (Atualizada em 18 JUN 2024 - 01H58)

Tudo está conectado, ninguém está isolado, todos vivemos e devemos cuidar da Casa Comum. Estes são alguns ensinamentos que o Papa Francisco nos transmitiu na Carta Encíclica Laudato Si’. O Título dessa carta recorda a poesia de São Francisco chamada de Cântico das Criaturas. Nela o santo reconhece todas as criaturas de Deus como irmãs.

Todos nós somos guardiões e guardiãs do nosso planeta. Temos a responsabilidade de cuidar da Casa Comum: das plantas, animais, recursos e, sobretudo, das pessoas.

Precisamos de compreender a crise ecológica, sua gravidade e a necessidade de posturas que protejam o Meio Ambiente.

É necessário também reduzir o consumo e o desperdício, ao mesmo tempo em que se valoriza a produção solidária e sustentável de diversos bens.

É urgente compreender que os desafios ambientais estão ligados aos desafios sociais. Por exemplo, o acesso à água, a coleta de esgoto e a destinação do lixo e a reciclagem são questões ambientais que impactam fortemente a sociedade.

Em casa ou na escola podemos assistir ao filme "A carta: uma mensagem para a terra", acessível em www.theletterfilm.org/

Podemos também pesquisar o Cântico das Criaturas de São Francisco e acrescentar elementos da natureza que consideramos nossos irmãos.

Também é legal ler e debater a poesia Borboletas do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros.





Fonte: Pequeno Milite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.