Neste mês, vamos conhecer um santo que é exemplo até os dias de hoje. O seu nome é São João Bosco, conhecido também como Dom Bosco.
Ele perdeu o pai muito cedo e foi educado pela mãe, chamava Margarida. Ela era uma mulher simples que vivia nos campos e educou o seu filho nos princípios da fé e caridade.
Devido aos conflitos na Itália e um período de seca, muitos pais de família se mudaram para a América em busca de trabalho, e seus filhos, sem o pai por perto, iam para as grandes cidades em busca de um emprego.
Em uma cidade chamada Turim, na Itália, o jovem sacerdote Dom Bosco, vendo a situação dessas crianças e jovens abandonados à procura de abrigo e alimento,
empenhou todas as suas forças na educação delas. Ele percebeu que era melhor educá-las do que reprimi-las.
Uma das atividades que ele mais gostava era dar catecismo aos meninos órfãos e abandonados pelas ruas das cidades.
Os meninos que viviam perambulando pelas ruas adoravam conversar com Dom Bosco, iam sempre visitá-lo e o rodeavam quando saía da igreja.
Aonde quer que fosse, João Bosco estava próximo de seus amiguinhos. Dom Bosco era conhecido como o herói dos meninos de Turim. Ele abriu escolas e oficinas profissionalizantes para os meninos pobres e dava a eles muitas vezes a própria casa para morar. Também os defendia dos patrões que os maltratavam.
Dom Bosco tratava as crianças com respeito fazendo valer os seus direitos. Foi ele que inventou a colônia de férias e os lugares festivos em que os meninos podiam jogar bola, fazer teatro, aprender música e se divertir. A esses lugares deu o nome de Oratório. Ele é o fundador de um grande movimento em favor da educação e evangelização da juventude: a Família Salesiana.
Sua festa é celebrada no dia 31 de janeiro.
São João Bosco, rogai por nós!
Quer receber mensalmente nossa revista?
Para colaborar agora com a evangelização:
Continue lendoUm Santo FranciscanoIrmã Dulce, o anjo bom da BahiaVocê conhece o canto gregoriano?Padroeiro dos Padres
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.