A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), realizada desde 1979, é uma das disputas de matemática que mobilizam os jovens estudantes. Esta competição é destinada a alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, independente se estudam em instituições públicas ou privadas. A disputa busca promover uma melhora no ensino da matemática, descobrir jovens com um talento matemático excepcional para colocá-los em contato com instituições que contribuam com a sua formação e possibilitem a matemática como carreira, além de selecionar estudantes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais.
Luccas da Silva Ramos tem 13 anos e começou a sua coleção de medalhas no 3º ano do Ensino Fundamental. Além da facilidade, ele vê a utilidade da matemática. “Eu gosto do fato de podermos usá-la para explicar fatos do dia a dia”, explica.
“Precisa de muito estudo e disciplina. Estudo todos os dias matemática e também aos sábados”, conta Luccas que, no ano passado, foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, neste ano, tornou-se líder de uma classe do curso preparatório.
Sobre as provas que duram em média três horas, Luccas comenta que “em geral, caem matérias bem avançadas. E, além disso, precisamos dissertar sobre a forma de resolução do problema”. Luccas já colhe os frutos de seu esforço e premiações: “Além do colégio, participo de dois programas de estudo: POTI, da UFABC de Santo André - SP e do Programa de Iniciação Científica Júnior da USP, em São Paulo”.
Leia mais sobre esportes e atividades para crianças:Capoeira: dança, luta ou brincadeira?Apaixonado por futebolSkate é liberdade!SUPERmáquina
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.