PixaBay
Igreja em Pauta

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Desafios para combater à intolerância religiosa e o racismo religioso no Brasil, marcado pela pluralidade de crenças. Acompanhe a entrevista com o frei José Francisco, do Sefras - Ação Social Franciscana!

Escrito por Núria Coelho

21 JAN 2025 - 07H00

Desde 2007, a data de 21 de janeiro é marcada pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que lembra a necessidade de respeitar a liberdade religiosa, princípio fundamental garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal brasileira.

Ataques contra o sagrado afetam, sobretudo, as religiões de matriz africana. Isso porque existe um elemento que estrutura as relações no Brasil: o racismo. Nesse sentido, lideranças religiosas e especialistas no tema acreditam que o termo “intolerância religiosa” não é suficiente para descrever as violências sofridas pelas pessoas que cultuam orixás e outras entidades que não cabem no imaginário ocidental. Em substituição, reivindicam o termo “racismo religioso” para nomear uma prática que ameaça a existência e a liberdade dos povos de terreiro há séculos.

O Igreja em Pauta de hoje recebe o Diretor Presidente do Sefras, Ação Social Franciscana, frei José Francisco (OFM). Acompanhe a entrevista!!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Igreja em Pauta

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.