Igreja em Pauta

Povo Ticuna: A palavra de Deus na língua indígena

Como o Frei Paolo Maria, dos Frades Menores dos Capuchinhos, desenvolve um projeto de resgate e valorização da cultura dos indígenas por meio dos cantos junto ao Povo Ticuna

Escrito por Núria Coelho

25 OUT 2022 - 09H51 (Atualizada em 25 OUT 2022 - 10H49)

Divulgação

Neste mês de outubro, celebramos 3 anos do Sínodo para a Amazônia. O Sínodo para a Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia.

Os Ticuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Com uma história marcada pela entrada violenta de seringueiros, pescadores e madeireiros na região do rio Solimões, foi somente nos anos 1990 que os Ticuna lograram o reconhecimento oficial da maioria de suas terras. Hoje enfrentam o desafio de garantir sua sustentabilidade econômica e ambiental, bem como qualificar as relações com a sociedade envolvente mantendo viva sua riquíssima cultura. Não por acaso, as máscaras, desenhos e pinturas desse povo ganharam repercussão internacional.

O Igreja em pauta leva você hoje até a comunidade indígena Ticuna Belém do Solimões, localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, para conversar com o Frei Paolo Maria, dos Frades Menores dos Capuchinhos, que desenvolve um projeto de resgate e valorização a cultura dos indígenas por meio dos cantos. Acompanhe!!

O Programa Igreja em Pauta vai ao ar todos os dias às 2h e às 23h e de segunda a sábado às 7h30 na Rádio Imaculada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Igreja em Pauta

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.