Igreja em Pauta

Presépio: conheça a história dessa tradição de Natal

A tradição de se montar um presépio teve início com São Francisco de Assis, no ano de 1223. Nathalia Silva, do Projeto Família Consagrada, fala de um dos símbolos do Natal. Acompanhe!!

Escrito por Núria Coelho

16 DEZ 2024 - 00H00 (Atualizada em 16 DEZ 2024 - 09H57)

Divulgação

A origem dos presépios se deu em 1223, através de uma pregação feita por São Francisco de Assis, onde o mesmo criou uma forma teatral para mostrar às pessoas como teria acontecido o nascimento de Jesus. Com autorização do papa da época, construiu um cenário vivo, impressionando a todos que viam a cena.

Com isso, as famílias que assistiram ao espetáculo adotaram o costume de montar um presépio dentro de suas casas, sendo que o costume foi rapidamente difundido por toda a Europa, normalmente pelas famílias mais nobres em razão dos altos custos.

Porém, a partir do século XV, os presépios passaram a ser fabricados em materiais mais baratos, a fim de proporcionar essa importante parte da história de Jesus a todos os cristãos.

Hoje em dia podemos encontrar presépios de vários materiais, sendo que suas peças são comercializadas separadamente, para que cada pessoa monte de acordo com a sua interpretação.

O Igreja em Pauta recebe Nathalia Silva, do Projeto Família Consagrada. Ela bateu um papo com o jornalista Paulo Teixeira sobre esse símbolo do Natal. Acompanhe!!

O programa Igreja em Pauta vai ao ar todos os dias às 2h e às 23h e de segunda a sábado às 7h30 pela Rádio Imaculada.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Igreja em Pauta

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.