Imaculada Notícias

Cordão de Girassol para identificar doenças ocultas agora é lei

O Imaculada Notícias desta quarta-feira (9), recebeu o doutor em educação Lucelmo Lacerda, ativista pelos direitos das pessoas autistas e, ele mesmo, autista. Acompanhe!!

Escrito por Núria Coelho

09 AGO 2023 - 13H00 (Atualizada em 11 AGO 2023 - 15H28)

Divulgação

Agora sancionada, a Lei n. 14.624/2023 alterou o Estatuto da Pessoa com Deficiência e incluiu um novo recurso para a identificação de pessoas com deficiências ocultas: o cordão de fita com desenhos de girassóis.

Essas deficiências se referem a condições de saúde que não são imediatamente aparentes para outras pessoas, muitas vezes não sendo visíveis externamente. Algumas deficiências ocultas comuns incluem transtornos mentais como autismo, bipolaridade e síndrome de Asperger, além de doenças crônicas como fibromialgia e doença de Crohn.

O girassol foi escolhido como símbolo por sua característica de seguir a luz solar, representando a jornada de esperança e superação enfrentada pelas pessoas com deficiências ocultas. O uso do cordão, que não é obrigatório, ajuda a informar o público sobre a existência de deficiências ocultas, reduzindo estigmas e aumentando a compreensão e empatia em relação a essas condições.

Quem participou do Imaculada Notícias desta quarta-feira (9), foi o doutor em educação Lucelmo Lacerda, ativista pelos direitos das pessoas autistas e, ele mesmo, autista. Lucelmo é autor do livro “Crítica à pseudociência em educação especial - Trilhas de uma educação inclusiva baseada em evidências”.

Este foi apenas um dos destaques desta edição do IN. Acompanhe o Jornal na íntegra!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.