O Dia Mundial da Saúde Mental traz, no dia 10 de outubro, uma reflexão e um alerta sobre a atitude de olharmos para a condição da saúde da nossa mente. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental. Neste dia, são promovidas ações e palestras de conscientização acerca da importância de cuidar da parte psicológica.
Na maternidade, a questão da saúde mental está associada à famosa depressão pós-parto. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz revela que uma em cada quatro mães de recém-nascidos no país é diagnosticada com essa doença. Essa condição afeta significativamente as mães de bebês prematuros, com uma prevalência da doença nessas puérperas variando de 30% a 40% representando um risco cerca de quatro vezes maior em comparação com mães de recém-nascidos a termo.
A ONG Prematuridade.com apoia, todos os meses, cerca de 70 famílias de bebês prematuros em todo o Brasil. Uma das formas de auxiliar pais e mães que estão passando pela jornada da prematuridade é por meio de reuniões virtuais de acolhimento, realizadas em grupos e através de atendimentos individuais. O objetivo é oferecer suporte emocional às famílias.
O IN de hoje recebe a Dra. Sueli Lopes, psicóloga Perinatal, voluntaria e uma das coordenadoras do núcleo de saúde mental da ONG Prematuridade.com. Este foi apenas um dos destaques do Imaculada Notícias desta terça-feira (10). Acompanhe o Jornal na íntegra!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.