No último dia 10 de dezembro, organizações latino-americanas lançaram a campanha em solidariedade aos defensores dos direitos humanos e do meio ambiente ameaçados
Na noite de 14 de setembro de 2024, Juan Antonio López, um conhecido defensor do rio Guapinol e do parque nacional Botaderos “Carlos Escaleras Mejías”, foi assassinado em Honduras. Juan foi atacado por pistoleiros desconhecidos que atiraram nele depois que ele saiu da paróquia de San Isidro Labrador, localizada no município de Tocoa, onde López era conselheiro. Ele era membro da Rede Eclesial Mesoamericana (REMAM) da Diocese de Trujillo. Seu trabalho como ambientalista foi reconhecido por várias organizações internacionais. De fato, desde 2023, ele havia recebido medidas cautelares da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) devido às ameaças que vinha recebendo nos últimos três anos.
Sua morte destacou a vulnerabilidade enfrentada pelos defensores e líderes de direitos humanos que protegem a “casa comum”, não apenas em Honduras, mas em toda a América Latina. Em 2023, mais de 200 foram silenciados, e em 2024 o número continua aumentando.
Diante dessa realidade, uma articulação de organizações sociais, religiosas e cívicas formada pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), a Plataforma pela Paz, Democracia e Direitos Humanos e a Comunidade Latino-Americana de Proteção uniram forças para criar a campanha “La vida pende de un hilo” (“A vida está por um fio”), uma iniciativa que visa articular ações que promovam a solidariedade, a proteção e o reconhecimento do trabalho de defensores de direitos humanos, líderes sociais e atores cívicos na América Latina e no Caribe, com o apoio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL).
A campanha foi apresentada em 9 de dezembro na Sala de Imprensa do Vaticano, com a participação do Card. Michael Czerny, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral; Dra. Emilce Cuda, Secretária da PCAL; o Presidente do CELAM, Card. Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (Brasil); Card. Carlos Castillo, Arcebispo de Lima (Peru) e Card. Fernando Chomalí, Arcebispo de Santiago (Chile).
Seu lançamento oficial ocorreu no dia 10 de dezembro em um evento virtual em Bogotá (Colômbia) e foi transmitido pela Celam TV, no Youtube, e pela conta oficial do Celam no Facebook, reunindo representantes de diferentes setores sociais e religiosos da América Latina, e coincidindo com os eventos a serem realizados no município de Tocoa (Honduras), em memória de Juan Antonio López.
Um milhão de crianças rezam o Terço pela Paz
Acompanhe a edição desta quarta-feira, 16, do Imaculada Notícias!!
Imaculada Notícias nas Eleições Municipais 2024
Imaculada Notícias nas Eleições Municipais de 2024. Todas as quartas-feiras do mês de setembro!!
Quanto devemos nos preocupar com a mpox?
Acompanhe a edição desta sexta-feira, 23, do Imaculada Notícias!!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.