No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Porciúncula”.
Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz o seguinte: “O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra.
A Porciúncula foi o berço da fraternidade Franciscana e nesta tão bela ermida o Santo de Assis viveu as maiores experiências de sua vida como frade menor.
Foi aí, também, que o Santo de Assis alcançou a célebre Indulgência Plenária da Porciúncula que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas Igrejas. Era seu desejo poder celebrar tantos e tão grandes feitos ali recebidos do Senhor da misericórdia.
Para viver a mística do Perdão de Assis é necessário se tornar uma pessoa que viva da misericórdia de Deus e que partilhe essa misericórdia com todas as pessoas com as quais vivemos, que encontramos, e estender isso ao mundo. É se tornar missionários da misericórdia e aprofundar essa experiência do perdão em nossa vida, se sentir amados, acolhidos, abraçados por Deus, assim como o Filho pródigo.
Celebrar o Perdão de Assis é a expressão do desejo de receber a graça da libertação interior e da libertação a nível relacional, a fim de que não sendo mais escravos do nosso passado e dos nossos limites humanos, possamos entrar no Reino dos filhos e das filhas de Deus. Significa se tornar, de certo modo, uma bênção e portadores da misericórdia espiritual e material rumo a toda a humanidade e também rumo a toda a Criação.
O IN desta quarta-feira foi especial. Transmitido do Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André, o jornal levantou a temática do perdão.
Perdoar alivia o stress, reduz a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico: todo mundo ganha ao fazer as pazes. O doutor Fernando Santella falou com a gente agora sobre os riscos que os conflitos podem causar à saúde e como é importante perdoar para viver melhor. Há doenças causadas exclusivamente pelo rancor? Perdoar cura?
Este foi um dos destaques do Imaculada Notícias desta quarta-feira (02). Acompanhe o jornal na íntegra!! Acompanhe!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Presépio: conheça a história dessa tradição de Natal
Nathalia Silva, do Projeto Família Consagrada, é a convidada do Igreja em Pauta de hoje (20/12). No tema, um dos símbolos do Natal: o Presépio!!!! Acompanhe!!!!
Lançamento da campanha “A vida está por um fio”
Ziza Fernandes, 30 anos de história
A cantora partilha detalhes sobre a produção do filme que fala da sua carreira
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.