Imaculada Notícias

Puberdade precoce: os riscos e como tratá-la

A puberdade é uma fase que já pode ser muito difícil na vida das meninas. Se ela acontece antes da hora, a adolescente tem que lidar não apenas com as mudanças no corpo e no comportamento, mas com uma série de riscos para a saúde. Acompanhe o IN!!

Escrito por Núria Coelho

27 JUN 2024 - 13H00

Divulgação

Puberdade é a fase da vida em que ocorrem modificações no corpo de uma criança, fazendo com que ela se torne um adulto.

Em meninas, a puberdade ocorre entre 8-13 anos; em meninos, entre 9-14 anos.

Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o surgimento do broto mamário. Nos meninos, há o aumento do tamanho dos testículos.

Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele. A primeira menstruação, chamada de menarca, ocorre em média dois anos depois do aparecimento das mamas. Importante lembrar que o começo da puberdade é influenciado por fatores genéticos, psicológicos e ambientais (ex: condições socioeconômicas, estado de saúde e nutrição).

O Imaculada Notícias desta quinta-feira, 27, conversou com a pediatra, sra. Fabiana Hora sobre a puberdade precoce, que é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue. Isso ocorre porque a criança foi exposta a algum hormônio (ex: medicamentos) ou porque suas glândulas (ex: pituitária, ovários nas meninas e testículos nos meninos) passaram a produzir, por algum motivo, esses hormônios sexuais de forma precoce.

Acompanhe o jornal na íntegra!!

https://www.youtube.com/live/KWla7ge-_8Q

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.