Jornalismo

Homens e mulheres do Pantanal

Os danos que as mudanças climáticas estão causando no Pantanal, com estiagem grave e incêndios florestais intensos. Acompanhe!

Escrito por Núria Coelho

19 MAR 2025 - 10H00

Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002 e instituído no dia 30 de março de 2012, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Dentre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, desenvolvimento de pesquisas e promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Durante o período de atuação do IHP, percebendo a necessidade de consolidar uma rede de aliados, a instituição estabeleceu parcerias importantes, como com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), através de termos de colaboração e trabalhos conjuntos desenvolvidos em Corumbá, e na Serra do Amolar. Ainda, parcerias com instituições de todos os setores, públicas e privadas, como as Universidades Federal e Estadual do Mato Grosso do Sul (UFMS e UEMS), Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul, Embrapa, entre outros, recebendo em 2017 o Título de Utilidade Pública Municipal de Corumbá.

O Diretor presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo, foi o convidado do Especial Campanha da Fraternidade 2025 de hoje.

Tema: conservação do Pantanal e da riqueza cultural do território

Vamos ressaltar os danos que as mudanças climáticas estão causando no Pantanal, com estiagem grave e incêndios florestais intensos. Em 2024, o fogo queimou mais de 17% do território. Acompanhe!!

Especial Campanha da Fraternidade 2025. Toda 4ª (até o dia 16/04), às 11h.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Jornalismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.