Oratório MI

Solenidade de São João Batista celebra a inauguração da Pia Batismal no Oratório da MI

Durante a celebração houve uma bênção especial e a renovação do batismo de todos os fiéis presentes, ressaltando a importância do Batismo na vida cristã.

Escrito por Ana Cristina Ribeiro

25 JUN 2024 - 15H53 (Atualizada em 28 JUN 2024 - 11H49)

Na última segunda-feira, 24 de junho, a solenidade de São João Batista foi celebrada com grande alegria no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe. A missa, presidida por Frei Josemar Bertes Machado, reitor do Oratório, marcou um momento especial com a inauguração da nova pia batismal.


Frei Josemar no momento da bênção da Pia Batismal



Na homilia, Frei Josemar destacou a importância da missão de São João Batista, que preparou o caminho para a chegada de Jesus. Ele enfatizou a simplicidade de João, que renunciou a uma vida comum para abraçar a missão de anunciar a vinda de Jesus. Frei Josemar também nos lembrou que João veio para mostrar que ninguém é superior a ninguém; ele reconheceu sua pequenez diante do Messias, e o Messias reconheceu a grandeza de João em seu propósito. Além disso, Frei Josemar reforçou que a bênção da pia batismal na solenidade de São João Batista está em sintonia com a missão que ele nos deixou de preparar os caminhos do Senhor, lembrando-nos de que essa é também a nossa missão.


Pia Batismal personalizada para a MI


Significado da Pia batismal

Batismo significa purificação, um mergulho em Cristo que nos lava do pecado e nos transforma em novas criaturas, filhos de Deus. Na Igreja, a pia batismal é o local onde todos os cristãos nascem para Deus.

O Batismo é a entrada na comunidade cristã: recebemos Deus como Pai, Maria como mãe e todos os homens como irmãos. Quem é batizado passa das trevas para a luz, comprometendo-se a ser uma testemunha de Cristo em qualquer lugar. Este sacramento de iniciação cristã simboliza a união ao Corpo de Cristo, tanto no sofrimento quanto na glória, na cruz e na ressurreição.

Pelo Batismo, tornamo-nos membros vivos do Corpo de Cristo, unidos a Ele na morte e na vida. É a nossa Páscoa, uma comunhão com Deus e com a Páscoa de Cristo, despojando-nos do homem velho e revestindo-nos do homem novo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Cristina Ribeiro, em Oratório MI

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.