Por Túlia Savela Em Homilia do dia Atualizada em 14 ABR 2020 - 12H39

O que poderá nos condenar?

Acompanhe o raciocínio de Padre Carlos Alberto, na Homilia do Dia, e entenda qual o segredo que Maria Madalena nos ensina no Evangelho de hoje




Padre Carlos Alberto, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Campo Grande - MS, preside a Santa Missa na TV Imaculada, na mesma cidade, explica o significado da palavra Páscoa como passagem, e chama a fazer uma análise da própria vida para que ressuscitemos por completo com Cristo, acolhendo-o como Senhor e fazendo a Sua Vontade.

Os cristãos vivem a Páscoa como a passagem do homem velho para o homem novo, da morte para a vida, como São Pedro anunciava na Primeira Leitura de hoje (At 2,36-41). "Pedro anuncia a ressurreição para que as pessoas aceitassem Jesus como seu Salvador, como aquele que o povo de Israel, há tanto tempo, aguardava, anunciado pelos Patriarcas e Profetas", explica o sacerdote. E quando as pessoas o questionam o que deveriam fazer, o apóstolo afirma: "Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.

Mulher, por que choras?

Padre Carlos explica que a ressurreição foi a vitória de Jesus sobre a morte. "Mais do que se solidarizar com a humanidade por meio da morte, Jesus veio para destruí-la", recorda. Mostra, assim, que após a morte, há o retorno para a Casa do Pai. E, para isso, Jesus, por meio da Igreja, nos pede: "Convertei-vos e crede no Evangelho! Essa é a verdadeira oração: a nossa conversão", recorda o sacerdote.

Ele convida os fiéis a se perguntarem: "Quais são as situações de egoísmo, de orgulho, de apego às coisas materiais, à sexualidade, em que estou viciado, preso, e que sou chamado a morrer com o Senhor? E por que com o Senhor? Porque, então, terei a certeza de não ficar aniquilado, mas de nascer do alto, do Espírito Santo para ser uma nova criatura no Senhor, ter uma nova mentalidade, um jeito novo de estar no mundo sem ser do mundo. Viver bem aqui, santamente, fazendo tudo conforme a Vontade do Senhor".

Leia MaisTempo de alegria e pazDeus não acusa, mas convidaFilhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco!

Eu vi o Senhor!

Comentando o Evangelho de hoje (Jo 20,11-18), ele explica a figura do jardineiro como a de alguém que, por alguma razão, desprezamos, que consideramos inferior. "Aquele senhor que é Jesus pergunta: 'Por que choras? A quem procurais?' O Senhor ou as coisas do mundo? O Senhor nos leva a reconhecer que sem Ele, não somos nada", concluiu. E a partir dessa etapa, a cada dia, ao voltar o coração para Deus, o homem e a mulher se sentem satisfeitos ao sentir o amor de Deus e, assim, podem encontrar a paz.

Ao reconhecer o Senhor, Madalena exclama: "Rabuni" (Mestre) e demonstra aquilo que devemos repetir diariamente - de acordo com Padre Carlos: "Senhor, só Tu me bastas. É tudo de que preciso em minha vida!".

E termina chamando a viver a quarentena sabendo que não estamos sozinhos: "o Senhor está conosco. Se nos ama a ponto de morrer por nós, o que será contra nós?".

Acompanhe a rica reflexão da Homilia do Dia, pela TV Imaculada:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Homilia do dia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.