Somos convidados pela Igreja a viver a quaresma com a virgem Maria, neste tempo em que nos preparamos para celebrar a Páscoa do Senhor. A quaresma se oferece como ocasião riquíssima para aprendermos dela, como viver este tempo de graça e misericórdia, nos meios de santificação indicados pela Igreja como a penitência, oração, sacramentos e a caridade. No plano divino da Salvação, a virgem das dores e Cristo Crucificado se unem intimamente. Jesus foi o ‘homem das dores’ conforme o profeta Isaías, por meio do qual a humanidade foi redimida. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, experimentou todo sofrimento. E Maria colaborou com a redenção da humanidade desde o “sim” da Encarnação, até a participação na Paixão e continua a fazê-lo. Como Maria sejamos íntimos de Jesus, participando da Sua Paixão. Na quaresma, além de atendermos os pedidos de penitência prescritos pela Igreja e preparando-nos pelo sacramento da reconciliação, estendamos as mãos e corações aos irmãos pobres e excluídos, vendo no rosto de cada um a imagem de Cristo. Em companhia de Maria avancemos pelo caminho da fé, fortalecendo a nossa união com seu Filho Jesus. Entreguemo-nos a Ela pedindo que nos auxilie para amar Jesus Cristo até a Cruz. Amém!
Renove diariamente sua Consagração a Nossa Senhora:
Virgem Imaculada! Minha Mãe Maria! Eu renovo hoje e sempre, a consagração de todo o meu ser para que disponhais de mim para o bem de todos. Somente peço, que eu possa, minha Rainha e Mãe da Igreja, cooperar fielmente com a vossa missão de construir o Reino de vosso Filho Jesus, no mundo. Para isso, vos ofereço minhas orações, sacrifícios e ações.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós e por todos quantos não recorrem a vós, especialmente pelos inimigos da Santa Igreja e por todos quantos são a vós recomendados.
Intenção da MI para o mês de março:
“Para que todos aqueles que há algum tempo não se beneficiam do sacramento da Reconciliação possam optar, no Ano Jubilar de 2025, por experimentar a alegria de se colocar nas mãos da misericórdia de Deus”.
“Procura conservar pura a consciência; esteja atento para não cair, mas se cair, não demore em levantar-se”. (SMK 1334)